Dia do Meio Ambiente

Dia do Meio Ambiente

meio ambiente

DIA DO MEIO AMBIENTE

05/06/2020

Cinco de junho é comemorado em mais de cem países o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. Criado em 1972 na Conferência de Estocolmo pela Organização das Nações Unidas que apoia os programas globais para proteger a biodiversidade.

Este ano estamos comemorando a referida data com alegria. Devido a pandemia que, levou a população ao isolamento social, ocorreu baixo impacto ambiental.

Em países como Índia e China ocorreu uma melhora substancial na qualidade do ar, face redução da emissão de CO2, devido ao baixo número de circulação de veículos. Hoje ao norte da China, pode ser avistado o Himalaia, situação que não ocorria a trinta anos.

No Japão, a Florada das cerejeiras “Full Bloom”, que é esperada anualmente, pode ser observada com grande concentração de animais nos parques, causando uma imagem estupenda. A Full Bloom é um exemplo pois faz alusão a vida. É linda, gloriosa, traz muita alegria, mas efêmera, tragicamente se desfaz em sete dias.

A Bahia da Guanabara a muito poluída e ocupada por garrafas pet e, hoje, apresenta-se com águas límpidas e cristalinas e com animais aquáticos.

Assim, estávamos em situação de emergência e um “agente biológico” deu uma pausa ao meio ambiente. Porém, não esqueçam o ser humano e o meio ambiente são um sistema conjunto, sendo muito importante entendermos que zoonoses estão sendo cada vez mais comuns e estão interligadas a ecossistemas, por isso devemos preservar o seu habitat evitando a poluição, desfragmentação, degradação e mudanças climáticas.

Se não o fizermos nada novas pandemias virão levando a gastos de bilhões, vírus cada vez mais resistentes e levando a morte de milhares de pessoas e a disrupção da economia.

Esperamos que todos voltem a sua rotina mas de uma forma diferente, com um novo olhar, que os valores humanos e espirituais se sobressaiam aos materiais .

Que os incompetentes sejam ignorados e os bem intencionados enaltecidos, que voltemos respeitando mais aonde vivemos, o ar que respiramos e cada um com sua contribuição vamos garantir a sustentabilidade para as futuras gerações.

 

Marcia Ramazzini

Engenheira, Consultora, Especialista em Riscos Industriais OSHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *