O que aprendemos com o Covid-19

O que aprendemos com o Covid-19

covid-19

O QUE APRENDEMOS COM COVID-19 E AS FORMAS DE TRABALHO

O QUE APRENDEMOS COM COVID – 19

24/06/2020

O Covid-19 causou um colapso mundial, impactando as relações humanas e mudando nossas vidas. O distanciamento social foi a primeira delas, mudamos totalmente nosso “modus vivendi”, visando a redução da propagação do vírus.

A adaptabilidade do ser humano foi drástica, rápida, causando impacto na saúde mental, face medo, incertezas, dúvidas, diante do desconhecido levando a instabilidade emocional, irritabilidade, sintomas depressivos e stress.

Os protocolos sanitários foram rapidamente assimilados havendo uma corrida e supermercados e farmácias.

Por outro lado, algumas áreas de serviço aumentaram como o e-commerce e fast food. O isolamento social nos levou a mudanças na forma de trabalho, a uma rápida evolução digital, ao aumento da busca de conhecimento, e às novas formas de disseminação de conteúdo e consolidação do ensino a distância (EAD).

As tecnologias já existiam, porém se popularizaram. Inovação e tecnologia tiveram um papel importantíssimo, não somente para empresas como para economia do país.

O RH transformou-se no “farol” da Empresa, novas formas de trabalho, adaptabilidade, boas práticas, atendimento às novas legislações, etc.

A Inteligência artificial, nas triagem, dúvidas, e principalmente na telemedicina com acurância de até 96% , enfim evoluímos muito.

O meio ambiente respirou aliviado, as praias vazias para as tartarugas desovarem, águas límpidas e cristalinas, uma grande redução do buraco de ozônio.

Portanto, 2020 será para sempre lembrado como o ano do COVID-19 , mas também como o ano da evolução das novas formas de trabalho, relações humanas e sobrevivência.

 

Marcia Ramazzini

Engenheira, Consultora, Especialista em Riscos Industriais OSHA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *